SAIKA HISTORY/HISTÓRIA DE SAIKA
Saika Ryu Shinobi Jutsu (Saiga, outro nome como é conhecida) foi fundada por Saika Suzuki Hideshige Magoichi (1534-1589) na região de Wakayama, na zona de Kumano (em japonês antigo significa profundo, ou “lugar profundo”, e indica um lugar místico “onde moram os Kami”).
Saika Suzuki Hideshige Magoichi nasceu e cresceu dentro do Clã Suzuki, foi um grande estrategista militar que adestrou um grande grupo de atiradores, recrutando seus homens dos grupos dos Jizamrai (samurais locais).
O grupo contava com atiradores experts na arte do Hojutsu (Armas de Fogo), fortemente armados com mais de 2000 armas. Se bem que o grupo de Saika Ikki (outro nome dado ao clã Ninja Saiga) estava principalmente destinado à proteção do clã Suzuki, do castelo de Ota em Wakayama Ken, foram muitas vezes solicitados seus serviços pelo Shogun.
Saika Suzuki Hideshige Magoichi participou de muitas batalhas, entre as mais destacadas se encontra a Batalha de Naniwa Gawa, enfrentando o eterno rival dos clãs Ninja, o célebre Oda Nobunaga. Nesta histórica batalha Saika Magoichi empregou a tática que o faria famoso como um estrategista Ninja, utilizando a técnica de “Shaki no Jutsu” (descartar as bandeiras) para ganhar a batalha. Os soldados de Saika tiraram seus próprios estandartes no acampamento, e substituiram por cópias das bandeiras de seu adversário. Oda Nobunaga, ao ver as bandeiras achou que eram aliados, este foi um grande erro que lhe custou a sua derrota.
O emblema que usava Saika Suzuki Hideshige Magoichi em batalha, como um estandarte pessoal era a mística imagem de Yatagarasu (corvo da mitologia japonesa que possui três pernas). Magoichi levava ao extremo vestir-se de corvo em alusão ao Yataragasu durante a batalha, com o fim de intimidar os adversários.
Outra razão para isto era que Saika Magoichi era um fiel seguidor do Budismo do Santuário Kumano Nachi Taisha, no qual um de seus ícones era o Yatagarasu, sendo visto como um mensageiro dos Kami (Deuses) e estava presente nos talismãs ou amuletos e na bandeira deste santuário. As três pernas significam o céu, a terra e a humanidade.
Os conhecimentos originários de Saika continuaram durante muito tempo conservado pelos Ikko-Ikki de Kumano e por um de seus descendentes Suzuki Fujite e foram pouco a pouco se misturando entre os conhecimentos de outras Ryu-Ha especialistas em Kayakujutsu.
As manobras e estratégias de Saika Suzuki Hideshige Magoichi e de seu grupo Kishu/Saika eram geralmente bem planejadas e furtivas, com ataques surpresas, seguido de avanço fechando o inimigo pelas 4 direções, com armas de fogo.
Nesta época feudal da história japonesa as táticas empregadas por Magoichi violavam os reconhecidos códigos de “honra” da guerra, por serem consideradas desonestas e covardes, não sendo dignas de honra de um Samurai, mas completamente plausíveis para um Ninja.
A descendência de Saiga Suzuki Hideshige Magoichi tinha uma forma particu lar de combate passando a aumentar os conhecimentos de Kishu que lideraria mais tarde Sakagami Minamoto, quem foi mestre de Sogyokkan Ritsuchi Soke de Koto Ryu Koppo Jutsu.
Sakagami Minamoto pertencia a Tenshi Ryu Jodo de Natori Tokimasa, mas também foi aprendiz de Natori Kiso agnado de Natori Sanjuro Nasake (autor de Shoninki Hon), conservando alguns dos conhecimentos das antigas Saika Ryu / Kishu Ryu agregando conhecimentos aprendidos e recopilados por Natori, e então, os transmitindo a Nashida Kimanta Taro e este, por sua vez, a Nishima Taro Narimaza.
Nishima Taro Narimaza tivera como mestre Nishi Tome Saburo, discípulo de Ibuki Yashihara, da Shinden Fudo Ryu de Izumo Kanja Yoshiteru.
Nishima Taro Narimaza passou estes conhecimentos a Nitta Yoshishida, e este a Nitta Kato Usami.
Nitta Usami teria uma relação com a família Tsushima de Yamanashi Ken onde transmitiu seus conhecimentos a Tsushima Shigaru, que os passaria a Tsushima Michihito.
Tsushima Mishihito que transmite esses preciosos conhecimentos a Tsushima Sadahe. Mas Sadahei adestra e transmitinte pessoalmente nas tradições marciais adquiridas de seus antepassados, o seu neto Tsushima Nishi Isao, que futuramente teria a responsabilidade de resgatar (Hontai) as técnicas ancestrais dos antigos guerreiros Saikas, sem se descuidar da tradição mais pura de sua família. A Shinden Fudo Ryu Tshima Ha e Tenshi Ryu Jodo Ha (Nishi Kai).
Extraido do livro: Ninja – Las Sombras de Wakayama (Tomo I)
© Copyright Cordero Orlando - Moreno – Buenos Aires – Argentina
ENGLISH VERSION CLICK HERE
VERSIÓN CLICK AQUÍ ESPAÑOL